Conheça quatro ações que podemos fazer para identificar e criar desejos colaborativos em equipe
É muito bom desejar. Porque desejar é caminhar pra uma novidade, é motivação e sinal de mudança. Mas o que acontece quando os objetivos são tão diferentes num grupo de trabalho? Conheça quatro ações que podemos fazer para identificar e criar desejos colaborativos em equipe.
Cada um no seu quadrado
É muito comum que dentro do planejamento de qualquer organização, as áreas tenham objetivos e metas individuais. Funciona como um recurso de especialização e divisão do trabalho que pretende trazer mais efetividade para alcançar os objetivos “do todo”. O mesmo acontece entre empreendedores que são parceiros de negócios.
De maneira geral, é comum nas organizações convocar equipes multidisciplinares, de áreas diferentes, para realizar planejamento em conjunto. Contudo, o fato de reunir pessoas de áreas distintas é diferente de compartilhar desejos colaborativos. Também é importante dizer que isso é básico para a cocriação, mas podemos dizer que isso é necessariamente um processo de colaboração? Assim, infelizmente não é incomum que cada um só enxergue e corra atrás de resolver a sua parte depois de uma reunião como essa.
Acontece que muitas vezes as soluções pensadas num processo de colaboração podem ser conflitantes com as tais metas e objetivos individuais pré-estabelecidas. Porque pode ser preciso abertura para o novo, assumir novas responsabilidades e desenvolver novos aprendizados. Por isso, para projetos tradicionais, onde uma atividade sucede a outra sem muita complexidade pode ser eficiente a forte divisão e especialização, mas quais os problemas quando pensamos em criar uma cultura de colaboração e queremos encontrar soluções mais criativas e inovadoras? Certamente precisaremos de mais integração e flexibilidade.
Competição – Problemas:
- Maior especialização e falta de visão “do todo”. Pode criar um descompasso entre a proposta de valor e as atividades do dia a dia.
- Problemas de relacionamento entre as pessoas. Em razão da falta de objetivos e valores em comum, pode-se gerar uma situação de baixa produtividade, um ambiente mais competitivo do que colaborativo.
- Baixo engajamento e implementação forçada. Pessoas envolvidas não são ouvidas e não participam como gostariam do processo.
- Aumento de custos em razão de retrabalho e horas não aproveitadas.
Desejos Colaborativos
Então, o que se pode fazer pra mudar essa história? Para o sucesso de um projeto colaborativo é preciso alinhar desejos e que estes estejam bem claros. Desta forma, as pessoas precisam sentir que seu desejo ou motivação pra participar daquilo está atendida. Assim, é preciso ter em mente algumas ações e atitudes para buscar objetivos em comum.
As pessoas colaboram porque se importam com um objetivo ou causa
1. Comunicação
É muito importante que a comunicação da proposta de valor, objetivos e metas principais sejam entendidas por todos os envolvidos e também que haja meios e canais para obter participação e feedback. Neste sentido, você pode criar o planejamento visual do negócio ou projeto, fazer um site para comunicar as principais informações ou um formulário online pra receber feedbacks.
2. Bom pra você e para todos
Criar objetivos que atendam a todos os envolvidos de maneira confortável [Colocando de forma mais simples: que seja bom ao mesmo tempo pra você e para todos]. Porque é um erro comum planejar ou querer fazer algo que está além do que o grupo quer e pode atender.
3. Vontade e interesse
Envolva pessoas que, além de conhecimento, se engajem com o propósito do projeto, causa ou negócio. Assim, será muito melhor e mais divertido.
4. Os desejos mudam
É importante frequentemente avaliar em grupo se os desejos estão sendo atendidos ou se as ações e relacionamentos estão “emperrados”. Porque isso pode ser um sinal de que algo precisa mudar!
Espero que estas dicas ajudem a criar sintonia para você e seu grupo de trabalho. Comente como você faz no dia a dia e vamos juntos fortalecer a cultura de colaboração.
A Colaborativa Tecnologia possui equipe especializada e oferece o Workshop de Planejamento Ágil com o objetivo de estabelecer objetivos em comum e promover a cocriação. Então conte sua idéia e vamos colaborar!
Mestre em gestão e inovação pela COPPE/UFRJ. Engº de produção especialista em tecnologia da informação. É diretor executivo da Colaborativa Tecnologia.
Pingback: Desconexões Colaborativas - Colaborativa
Pingback: Reciprocidade, o equilíbrio necessário para colaboração - Colaborativa